
Fazendo um país cada vez mais limpo


Notícias

Cientistas criam bateria sustentável de sódio e fibras de madeira.
Fonte de energia alternativa é microscópica, durável e verde.
Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, conseguiram duas vitórias em um só projeto: uma bateria que não só dura bastante, mas também é extremamente sustentável – isso porque é feita de materiais como madeira e estanho.
Em vez do criticado lítio, presente nas baterias mais comuns atualmente, foi utilizado sódio. Mas ele tem uma desvantagem: não é bom para armazenar energia de maneira eficiente, servindo mais como um painel solar, que guarda quantidades enormes de uma só vez.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/bateria/41073-cientistas-criam-bateria-sustentavel-de-sodio-e-fibras-de-madeira.htm#ixzz2htfN7djh

Lixo eletrônico pode gerar empregos e desenvolvimento sustentável no Brasil, diz Banco Mundial
Segundo o Banco Mundial, o lixo eletrônico (e-waste) pode criar empregos verdes no País. “O Brasil deve se concentrar na coleta e no processamento inicial do lixo eletrônico, incluindo a separação e a desmontagem (…); essas atividades geram um bom retorno sobre o investimento em termos de criação de empregos e impacto ambiental”, disse o Banco.
No entanto, o e-waste também produz danos ao meio ambiente e deve aumentar em razão da maior procura de eletrônicos até a Copa do Mundo de 2014 e pelas explorações de petróleo na camada do pré-sal.
Leia mais
Vertas
A Vertas foi fundada em 2009 com o objetivo de trazer ao mercado soluções eficientes e sustentáveis ao problema do lixo tecnológico/eletrônico, o chamado e-lixo.
Especializada em serviços e soluções para o gerenciamento de resíduos tecnológicos, manufatura reversa e reciclagem de eletroeletrônicos, a empresa está situada em São Paulo, na região do Grande ABC, e conta com profissionais com vasta experiência ambiental nas áreas de engenharia civil, eletrônica e química.
A empresa é pioneira na América Latina com equipamento europeu de ponta que atua de forma sustentável em seus processos de reciclagem, gerando novos recursos e matérias-primas de qualidade que voltam ao ciclo produtivo.
A preocupação com a sustentabilidade não está apenas em seus processos. Em seu dia a dia, aVertas adota princípios que beneficiam o meio ambiente: iluminação e ventilação natural, materiais reciclados/reutilizados, reduzido consumo de água, etc.